troca de banners link e divulgação de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

Tutorial básico para Sphere
Retirado de: http://www.uobrasil.winnerti.com.br/
Traduzido e modificado por Lord Khaos
<< VOLTAR


Capítulo 1 - Como funciona o Sphere?

O SPHERE é um emulador que realiza processos simples para trabalhar comum todas as coisas. Nele existe um arquivo executável, e isto é a coisa mais importante para se começar a trabalhar; "spheresrv.exe". Este executável necessita das suas configurações para acessar seus scripts, arquivos tipo MUL, mundos salvos (world saves), contas (accounts), etc. E esta configuração inicial se faz no arquivo"sphere.ini". Nós iremos aprender sobre ele no capítulo 3.

Quando você rodar este arquivo, se tudo estiver certo, irá aparecer uma tela preta que nós chamaremos de SPHERE console. O console te permite gerenciar diversas coisas dentro do SPHERE, incluindo registro\banimento de contas, salvar mundo, resync (comando importante que serve para atualizar seu shard) e broadcasting announcements. Eu irei explicar a maioria destas funções depois.

O sphere.ini leva você para o diretório principal de scripts ( sphere/scripts). Este diretório guardará TODOS os seus scripts. Você pode (e vai) adicionar novos arquivos ou editar os já existentes. Todos os scripts estarão com a terminação .SCP. Nestes arquivos, muitos mecanismos são guardados, tudo do seu shard estarão nestes arquivos. Todos os nomes dos arquivos darão uma "dica" do que eles contêm, mas não existe limites para o que você queira escrever lá, você poderá guardar EVENTOS (events) em spherechar_anim.scp (onde são guardados os dados dos NPC animais), você também pode guardar REGIÕES (region) no sphereitemb2.scp (é onde é guardado alguns dos seus itens). Mesmo assim, você irá querer manter seus scripts em perfeita ordem.

No diretório de contas (sphere/accounts) existem 2 importantes arquivos. "sphereaccu.scp" e "sphereacct.scp". Acct contém os dados das contas que estão esperando para serem ativadas. Quando você faz o "account update" (usando o comando "A" dentro do console), todas os dados que estiverem em sphereacct.scp serão colocados automaticamente dentro de sphereaccu.scp. Não edite o arquivo accu.Este arquivo é constantemente acessado e você provavelmente terá erros. Você pode fazer algumas "mudanças" (como uma nova senha) no arquivo acct e o "account update" será sobreescrito nos dados velhos (apenas a senha, por exemplo). Existem outros arquivos no diretório accounts, estes arquivos são apenas "backup". Quando você quiser retornar um world save (o mundo como estava na hora em que você salvou), você provavelmente irá querer usar os arquivos de conta. Simplesmente renomeie o backup velho para sphereaccu.scp e pronto, seu mundo estará como no momento em que você salvou.

O diretório para salvar o mundo ( sphere /save) também apresentam 2 arquivos. "sphereworld.scp" e "spherechars.scp". Estes arquivos contém TODOS os itens e personagens (characters) que estão no mundo. Eles são os maiores arquivos entre os diretórios do seu servidor e eles aumentarão cada vez mais quanto mais populoso seu mundo. Não edite estes arquivos enquanto o shard estiver funcionando!!!! Você irá perder muitos dados. Existem também mais arquivos neste mesmo diretório e e eles também são backups, use o mesmo método explicado anteriormente para as contas.

Você também pode diminuir os preços dos itens da mesma forma a qualquer hora que for necessário (se considerarmos o trabalho duro dos personagens amigáveis desaparecer ao pó antes do "OK"), mantenha em mente que o seu shard primeiramente deverá ser fechado!!

Bom, já vimos tudo, certo? Não? Então siga em frente.


Capítulo 2 - Baixando o SPHERE. Qual versão?

A versão mais nova é o SPHERE 56b que, para um newbie (novato - mas como todos utilizam esta nomenclatura continuaremos falando em newbies), você não se importar sobre isto. Ele possui novas características e algumas mudanças, e provavelmente "alguns" bugs (bugs, são falhas no programa que causam erros dentro do jogo, por exemplo crescimentos anormais em skills) de que ninguém já tenha ouvido falar.

A versão 56b é uma versão estável e com certo suporte (ajuda de outras pessoas), mas os arquivos padrões que estão em forma de update (qualquer sem ser o sphere.ini). Existem também diversos bons scripts (textos com tudo o que é feito in-game, armas, animais, skills, magias... tudo) escritos por bons scripters (quem escreve scripts). Sugiro que olhe na pasta de scripts quando ao passar do tempo. Eu sugiro que primeiro você faça teste no WinNT ou pelo menos em qualquer plataforma Windows desde que você tenha um bom suporte (ninguém gosta de "pingüins" mesmo).

Nota: Todas as versões atuais do SPHERE estão no estágio BETA. Isto significa que existirão bugs que você terá que conviver ou buscar soluções. A tão aguardada versão 1 é tão famosa entra os administradores, e todos esperam pelo milagroso dia em que o "TheOne" será lançado e correrá conosco pela Terra, terminando com todos os maus e demônios que vivem aqui - dizem que isto é um mito.

Bom, Onde estávamos? Uma vez em que o download está completo, teremos que deszipar. (C:\Sphere - é a melhor escolha, por que é o padrão do sphere.ini)

Terminado? Bom, vamos olhar em seus arquivos. Procure os arquivos notados no capítulo anterior. Depois nós iremos editar o sphere.ini antes de acionar o spheresrv.exe (Não acione o spheresrv.exe ainda. 70% não funcionará apropriadamente).


Capítulo 3 - Configurando seu sphere.ini e 10 minutos para decolagem!

Irei escrever sobre os comandos do sphere.ini, mas isto será simples. Desculpe por isto. Existem muitíssimos ajustes a serem feitos no sphere.ini mas eu só explicarei o extremamente necessário, afinal você quer aprender a mexer no sphere, certo?

Nota: Se você adicionar "//" na frente de qualquer linha, você estará cancelando a linha. Você poderá adicionar informações de texto ou usar para cancelar momentaneamente alguns comandos. Você também poderá usar estes "//" nos seus scripts.

No seu sphere.ini estará assim:

Basic Sphere Info
SERVNAME = Escreva aqui o nome do seu server.

ADMINEMAIL = Ponha seu endereço eletrônico. Será usado se você quiser usar o sistema de e-mails.

URL = Escreva o web site do seu shard. Será usado na maioria dos locais de informações e no default do help system

TIMEZONE = Alguns acreditam que isto tenha a ver com o tipo de língua a ser usada. Não esta não é a função. Isto é apenas para mostrar a sua distância do meridiano de Greenwich (lembram dele??)

System Configuration
SERVIP = Escreva 127.0.0.1, Eu explicarei depois.

SERVPORT = A porta padrão que você usará para seu sphere. 2593 é o padrão. Deixe deste jeito.

NTSERVICE = Rodando seu shard como "service" no lugar de "application" em seu WindowsNT (NT/2000/XP). Tem algumas performances e efeitos de segurança.


CLIENTVERSION = Muito importante. Isto definirá a versão do client que seu SPHERE suportará. Se você autopatch seu UO, isto terá lhe dado a NOVÍSSIMA versão, que não será suportada pelo seu SPHERE não importa o que está linha diga. O melhor é remarcar (//) esta linha, e baixe uma versão mais antiga do client e distribua para seus players. Os clients mais usados estão aqui para download. Para o sphere .51 deve-se usar o client 1,26, já para o sphere .55i em diante deve-se usar client 2.0 em diante.

File System

Todas as opções abaixo identificarão seu diretório do Sphere. Ajuste corretamente. Você sabe onde você deszipou seu Sphere, eu não. Os arquivos do tipo MUL deverão apontar para o seu diretório do Ultima Online (provavelmente o seu estará em C:\Jogos\Ultima, acertei?). Mais sobre sto depois. Ahhhhh, tenha certeza de que você usou o "FULL INSTALL" durante o setup do seu UO. Se você não o fez então terá que reinstalar o UO, dessa vez instale a versão FULL.

Esta parte deverá ficar assim, irei cortar as partes com // na frente para economizarmos espaço, certo?

WORLDSAVE=c:\sphere\save


SCPFILES=c:\sphere\scripts\

SCPINBOXDIR=c:\sphere\scripts\

ACCTFILES=c:\sphere\accounts\

//Aqui deve ficar a localização do seu UO

MULFILES=C:\Jogos\Ultima Online\

LOG=c:\sphere\logs\

//////////////// no In Game Physics - você irá se cansar rapidamente, então mude e deixe desta forma por enquanto.

STAMINALOSSATWEIGHT=200

RUNNINGPENALTY=0

Vá até o final do arquivo. Você verá algo neste formato, mude o que você verá a seguir conforme o nome do seu shard. Isto aparecerá durante o login:

[SERVERS]
Nome do seu shard
127.0.0.1
2593

[EOF]

Pronto. Já ajeitamos isto. Você editou as mais importantes áreas do seus sphere.ini. Parabéns. Tenha certeza de que aparece [EOF] no final do seu sphere.ini, salve e feche.

Agora já podemos acionar o spheresrv.exe. Alguns erros podem aparecer, mas está tudo bem por enquanto. Se ocorreu alguns erro e desligou automaticamente, olhe os passos seguidos procurando por algum erro. Se nada funcionou me contatei pelo icq: 12 987 3842 ou pelo e-mail lordkhaos@ieg.com.br


Capítulo 4 - Conectando ao seu sphere

Agora seu shard está funcionando, e nós já temos uma versão antiga de algum client no seu diretório do UO, então poderemos nos logar ao seu sphere. Antes de tudo devemos editar seu "login.cfg" que pode ser encontrado no seu diretório do UO. Apague tudo e entre com isto:

; Nome do seu shard
Loginserver=127.0.0.1,2593

Se você não usa a porta 2593, tenha certeza de que você mudou a parte depois da vírgula.

Nota 1: Se você joga em algum shard você pode fazer como no meu caso. olhe o exemplo abaixo. Tudo o que estiver com ";" na frente não estará funcionando, tire o ";" apenas do shard que você irá se conectar. Se por acaso você tirar o ";" de duas linhas por exemplo, você não irá se conectar ou irá se conectar ao shard mais acima.

Nota 2: Para uma melhor organização eu coloco o client usado entre parênteses. Por exemplo esta é minha lista de logins, neste caso somente irá logar no meu (mesmo que o seu) shard.

; Mystara (client 1,26)
;LoginServer=200.173.212.252,2593
; Enchanted Kingdoms (client 1,26)
;LoginServer=ek.gameserver.nu,2593
; Meu shard (client 2,0)
LoginServer=127.0.0.1,2593
; Hellfire (client 3,0)
;LoginServer=hellfireshard.ath.cx,2593
; Old Vilage (client 1,26)
;LoginServer=200.242.4.14,2593
; Templarius (client 3.0)
;LoginServer=200.171.14.27,2593
;Finland III server (client 2.0)
;LoginServer=Finland.2y.net,2593
; Avatar Tales
;Loginserver=200.173.212.234,2593
; Imperial
;LoginServer=imperialsinvida.dynip.com,2593
; Legends
;LoginServer=uo.wnet.com.br,2593
; TFG (client 3,0)
;LoginServer=200.226.136.143,2593

Agora nós devemos criar a conta (account - acc). Lembra que no capítulo 1 eu expliquei algumas coisas sobre arquivos de conta? Vá para o seu diretório de contas e abra o sphereacct.scp. Deixe-me te lembrar que nós fizemos nossas mudanças apenas neste arquivo, não no sphereaccu.scp. Depois de 3 linhas coloque exatamente isto:

[thenewb]
PLEVEL=Admin
PASSWORD=ilearnsphere

Salve o arquivo. Vá até o console (você ainda se lembra o que é isto, certo? Não? então olhe o capítulo 1) e escreva "/ACCOUNT UPDATE" ou "A" e tecle Enter. A conta está pronta. O PLEVEL definido como administrador está certo. Lembre-se, você pode mudar sua conta exatamente do mesmo jeito. Então se você quer diminuir seu PLEVEL, abra o arquivo antes de salvar as accounts. Isto estará vazio, então escreva isto:

[thenewb]
PLEVEL=GM

Isto apenas afetará o seu PLEVEL. Nada mais. Também, se você quiser adicionar um player. Faça a mesma coisa, porém não defina nenhum PLEVEL. Isto criará um char padrão.

Como alternativa você poderá ir até o console do SPHERE e escrever "ACCOUNT HELP". Isto te dará opções para usar com o comando "ACCOUNT". Por exemplo, você pode criar uma conta de player usando os comandos "ACCOUNT thenewb ADD ilearnsphere". É a mesma conta, exceto pelo PLEVEL. Então, "ACCOUNT thenewb PLEVEL 5" fará isto. Aqui está a lista de plevel:

0 = GUEST
1 = PLAYER
2 = COUNSELLOR
3 = SEER
4 = GM
5 = ADMIN
6 = DEVELOPER
7 = OWNER

Qualquer um acima de 4 é quase a mesma coisa, então não se incomode. Isto é apenas para Administradores com fome de poder. Tecnicamenteo GM pode transferir o poder do servidor também.

Então nós criamos sua conta? VAMOS NESSA! Rode o UO client e entre com seu username e password. Você irá criar seu player normalmente mas isto terá alguns efeitos supernaturais.

Sei que a primeira coisa que você quer é criar todas as armaduras especiais e tornar GM todas suas skills. (Seu Newbie maldito!! ). Bom, deixe-me apenas contar-lhe que isto não é o mais importante. Você é o adminstrador!! Quer coisa mais poderosa que esta??? Tudo bem, aproveite seu momento de glória! Agora você se tornará um poderoso administrador. Não importa o que você faça, eu não me importo. Aqui estão alguns comandos, apenas escreva-os com um"." (ponto) na frente deles.


COMANDOS ( .blablabla )

ADD (te dará uma lista do que você pode criar. Teste alguns deles)
REMOVE (Ooops, apaga o item)
GO (Deve ser usado seguido de uma coordenada ou do nome de uma região. Tente ".go Moonglow")
TELE (Teleporta para a localização da mira, legal no começo)
ADMIN (Te dá uma lista de comandos legais que você pode fazer com todos os usuários do server, os conselheiros podem usar isto também)
PAGE (Postará os pages dos jogadores, não ignore isto, OK?)
INVUL (Torna on/off a invulnerabilidade. Manter isto ON, apesar de não haver alguma real razão para isto)
INVIS (Torna on/off a invisibilidade. Pode ser usado para manter os olhos nas outras pessoas. Lembre-se, ninguém com PLEVEL menor poderá te ver, incluindo GMs, você não aparecerá no menu ADMIN deles.
GM (Torna on/off seu Admin/GM privs, ou seja aparece no nome. Não apenas para GMs)

Existem centenas de outros comandos que você realmente não poderá utilizar agora. Até o momento como newbie, isto será suficiente.

Obrigado pelo seu interesse no SPHERE e no desenvolvimento de mundos. Espero que você se torne um bom admin, encontre boas pessoas e crie um shard que mostre geniosidade e brilhantismo.


<< VOLTAR
Ultima Online Brasil
All Rights Reserved
Free Web Hosting